O que aprendi com o filme “Moneyball: O homem que mudou o jogo”

“Estamos tentando resolver um problema. Mas vocês nem sabem qual é o problema.”

Este filme é um grande exemplo de planejamento estratégico. Mostra a importância da inovação e da ação em momentos de crise. A história acompanha a trajetória de Billy Beane (interpretado por Brad Pitt), gerente geral do Oakland Athletics, o qual é responsável por treinar e encontrar novos jogadores para alavancar o time, que estava em decadência.

Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand, Billy Beane desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para o clube, fazendo com que ficassem entre as principais equipes do esporte nos anos 80, um fato realmente marcante para o cenário, e uma forma inovadora de mostrar que os times podem construir equipes vencedoras.

O filme mostra muito a necessidade de aguardar para realmente alcançar novos patamares e deixa claro que acreditar é o caminho, pois, se mantivermos o nosso ideal, as coisas acontecerão e realmente mudaremos o jogo.

A melhor mensagem do filme não é o foco na ideia inovadora ou as dificuldades para alcançar o sucesso, mas a importância de viver o processo do caminho. O aprendizado e a experiência de vida não vêm no início ou fim de uma trajetória, mas em como vivemos a cada momento.

Nos transformamos nesse caminho e encaramos nossos medos. Saber andar de forma equilibrada dentro da estrada do sucesso é a melhor rota para chegar ao nosso destino!

Se você é gestor, líder ou até mesmo um sênior na sua área de atuação, certamente encontrará nesse filme, uma fonte rica para insights no seu dia a dia.

A produção foi indicada a várias premiações do Oscar e Globo de Ouro em 2012, com destaque para melhor filme, roteiro, ator principal e coadjuvante.

Hoje é possível assistir ao filme no Netflix, então, se você ainda não viu, corre lá e confira. Essa história traz muitas lições para quem já empreende ou quer se arriscar no mercado! 

Deixe um comentário